Postagens
Mostrando postagens de dezembro, 2025
Carnet de croquis d'artiste
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
2025 foi um ano e finalmente está acabando. Oficialmente estamos no limbo temporal que separa o Natal/Saturnalia/Festivus do Ano Novo Solar. Também é época para as famosas retrospectivas que todo mundo adora fazer para se gabar. Não é o meu caso, por mais que pareça. Eu só queria mesmo é compartilhar alguns das ilustrações que fiz desde março, quando fiz esse caderno do vídeo. Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Renato Fernandes (@renato.indd)
Soldadinho-do-araripe
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Mais um passarinho para o caderno de ilustrações. Esse é o soldadinho-do-araripe ( Antilophia bokermanni ), umas das aves mais raras e ameaçadas do Brasil,. A população do soldadinho-do-araripe foi estimada em 250 indivíduos (em 2004), e o habitat da espécie é extremamente limitado: É a área em vermelho claro no sul do Ceará.
A visita da Anfisbena
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Hoje apareceu uma anfisbena ( Amphisbaena carvalhoi ) aqui em casa, entrou por debaixo do portão da garagem. E eu tratei de capturar e registrar a visita ilustre. A bichinha se mostrou bastante irritada por ter sido capturada. Até arrumei uma minhoca pra ver se ela queria um petisco, mas ignorou solenemente o lanche. A anfisbena pouco antes de ser recepcionada. Comparação injusta com uma minhoca que também estava fugindo da chuva. Detalhe dos olhinhos de micro-miçanga. Essa não foi a primeira anfisbena a aparecer por aqui. A primeira apareceu mês passado e conseguiu entrar na sala e assustar todo mundo, e hoje mora num dos canteiros da horta. As anfisbenas, popularmente conhecidas como cobras-de-duas-cabeças (por causa do formato da cauda) são répteis comumente confundidas com cobras-cegas (essas são anfíbios), mas não são nem cobras nem lagartos, pertencendo a uma classe própria de répteis sem membros que usam a cabeça pra escavar túneis no solo e comer insetos desavisados. Ap...