London Fog

A imagem é ilustrativa, mas bem próxima do resultado real. Confia.

Há muito, muito tempo, numa terra distante, eu comprei uma caixa de chá Twinings, sabor Earl Grey. Comprei mais por curiosidade que por conhecer o tal sabor — que não passa de uma mistura de chá preto e casca de tangerina.
Algum tempo depois, enquanto perambulava pelo Pinterest, descobri que existia uma receita de chá chamada 𝔏𝔬𝔫𝔡𝔬𝔫 𝔉𝔬𝔤, e fiquei deslumbrado com todas aquelas fotos esteticamente apelativas de xícaras e espumas e ambientes impossíveis de se reproduzir quando se vive no Brasil. Mas eu precisava fazer aquela receita!

Pinterest sendo Pinterest.


Eu sempre me desafiei a fazer as receitas que encontro no Pinterest ou em outros sítios das interwebs — algumas eu fiz apenas uma vez, enquanto outras eu faço regularmente até hoje. E, nesse clima terrível de desafio, decidi que faria o London Fog, já que, por sorte ou equilíbrio cósmico, eu tinha em casa o tal do Earl Grey — peça-chave para a receita. Acreditem, é muito bom.

Os anos se passaram, solstícios, equinócios e eclipses se enfileiraram nos calendários, e recentemente comprei outra caixa de chá preto (o Earl Grey Twinings, com apontamentos da Rainha Vitória, custa cinco vezes o que paguei num chá preto Leão), gosto de fontes alternativas de cafeína. E, olha o alinhamento cósmico, também comprei tangerinas, que estão na época, baratinhas. Aí deu o clique mental de fazer London Fog de novo. Depois de um pouco de engenharia de alimentos, essa é a receita que usei:

Ingredientes: 

  • 1-2 sachês de chá preto (Earl Grey é ideal, mas qualquer chá preto funciona)
  • Cascas frescas tangerina em tiras pequenas (1/2 tangerina pequena já dá conta do recado)
  • 100 mL de água quente
  • 140 mL de leite morno
  • Açúcar ou mel a gosto (fica melhor com mel)

Preparo:

  • Lave bem a tangerina e use apenas a parte laranja/externa da casca (eu raspei a parte interna com uma colher para remover a parte branca, que é amarga). Corte em tirinhas finas.
  • Coloque os sachês de chá e as cascas de tangerina em uma xícara. Despeje a água quente e deixe em infusão por 4-5 minutos.
  • Enquanto isso, aqueça o leite em uma panela pequena. 
  • Despeje o leite quente na xícara. Adicione o açúcar/mel. Se tiver um espumador, faça uma espuma cremosa. Se não tiver, bata vigorosamente com um fouet.
  • Retire os sachês e coe para remover as cascas, e então despeje sobre o leite.
DICA! Posicione uma colher pequena sobre o leite e despeje o chá lentamente sobre a colher. Assim vai diminuir a perturbação no líquido e criar um efeito de "camadas" na bebida (fica melhor numa xícara de vidro transparente).

DICA (2)! Se tiver o chá Earl Grey não precisa das cascas, mas elas com certeza vão abrilhantar o resultado final. Se puder guardar as cascas limpas e raspadas (sem a parte interna branca) em um pote com tampa na geladeira, faça. O sabor fica mais acentuado conforme os dias passam.

 

Descobri que o Disqus permite apenas 8 badges, e eu já estava usando todas aqui no seu blog favorito. Se eu pudesse eu ativaria mais. Como não posso, precisei fazer umas mudanças nos distintivos. Então, se notar que algum sumiu, foi por isso.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temporada de caju

O café com especiarias que vai mudar o seu dia