O café do dia (#2)
A primeira vez que tomei um café com cardamomo foi numa boutique da Nespresso, acho que em 2016, quando eu ainda era fissurado em café em cápsula — aquelas coisinhas práticas que te dão café em menos de um minuto, mas acabam ocultando todas as outras realidades possíveis com café, essa que é a verdade. Entrar numa loja da Nespresso é ser recebido com iluminação indireta, cheiro de café no ar e atendimento simpático que sempre te oferece café espresso feito na hora (às vezes até dois); eles sabem vender o produto caro deles e eu os invejo. Num daqueles dias de 2016 eu fui para comprar algumas humildes caixas com 10 cápsulas e estavam servindo macchiato com cardamomo. Me senti um monarca ibérico durante uma audiência real enquanto Vasco da Gama ou Pedro Álvares Cabral apresentavam as mercadorias trazidas a muito custo das Índias. Cardamomo era uma especiaria difícil de encontrar e absurdamente cara. Para minha sorte, vendia cardamomo no CADEG, comprei em bagas e em pó – sabe-se lá...